domingo, 29 de setembro de 2013

Situação de aprendizagem realizada nos encontros presenciais.

Eixo:  Terra e Universo
Subtema: Planeta Terra: Características e estrutura
Conteúdo:
Modelos que explicam os fenômenos naturais (vulcões, terremotos, tsunamis);
Modelo das placas tectônicas
Tempo previsto:  4 aulas
Habilidades:
Selecionar e organizar informações sobre fenômenos naturais;
Interpretar e analisar textos que utilizam dados referentes aos fenômenos;
Utilizar modelos explicativos para compreender e explicar a ocorrências desses fenômenos naturais.
Sondagem:
O que são fenômenos naturais  ( terremotos, tsunamis, erupções vulcânicas…)?
Por que eles ocorrem?
Problematização:
Por que acontecem fenômenos como terremotos, tsunamis e vulcões em determinados locais do planeta e em outros não?
Contextualização:

Tsunami  ocorrido em março de 2011 no Japão foi provocado por um forte terremoto
com magnitude 9 na escala Richter em uma falha na placa tectônica no Oceano Pacífico

Placas tectônicas: Imagens com delimitações das placas.

Circulo de fogo do pacifico:Imagem com delimitação do circulo.

Busca de dados de forma diversificada:
Vídeos (youtube.com);
Sites educacionais e jornalísticos;
Revistas;
Jornais;
Livros didáticos.
Aprendizagem Significativa e Evolução Conceitual:
Apesar de não haver fenômenos naturais muito destrutivos, tremores de terra acontecem em determinadas regiões do nosso país.
 Por que você acha que ocorrem poucos terremotos de baixa intensidade no Brasil?
Sistematização do conhecimento:
Mapa conceitual;
Organização dos dados em tabelas;
Criação de conceito único após o levantamento das hipóteses.
Aplicação do Conhecimento em Situações Novas:
Confecção de maquetes representando as causas e efeitos dos fenômenos naturais;
Apresentação de seminários;
Confecção de cartazes.







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