Eixo: Terra e
Universo
Subtema: Planeta Terra: Características e estrutura
Conteúdo:
Modelos
que explicam os fenômenos naturais (vulcões, terremotos, tsunamis);
Modelo das placas tectônicas
Tempo
previsto: 4 aulas
Habilidades:
Selecionar
e organizar informações sobre fenômenos naturais;
Interpretar
e analisar textos que utilizam dados referentes aos fenômenos;
Utilizar
modelos explicativos para compreender e explicar a ocorrências desses fenômenos
naturais.
Sondagem:
O
que são fenômenos naturais ( terremotos,
tsunamis, erupções vulcânicas…)?
Por que eles ocorrem?
Problematização:
Por
que acontecem fenômenos como terremotos, tsunamis e vulcões em determinados
locais do planeta e em outros não?
Contextualização:
Tsunami ocorrido
em março de 2011 no Japão foi provocado por um forte terremoto
com magnitude 9 na escala Richter em uma falha na placa
tectônica no Oceano Pacífico
Placas tectônicas: Imagens com delimitações das placas.
Circulo de fogo do pacifico:Imagem com delimitação do circulo.
Busca de dados de forma diversificada:
Vídeos (youtube.com);
Sites educacionais e jornalísticos;
Revistas;
Jornais;
Livros didáticos.
Aprendizagem Significativa e Evolução Conceitual:
Apesar de não haver fenômenos naturais muito destrutivos,
tremores de terra acontecem em determinadas regiões do nosso país.
Por que você acha que
ocorrem poucos terremotos de baixa intensidade no Brasil?
Sistematização do conhecimento:
Mapa
conceitual;
Organização
dos dados em tabelas;
Criação
de conceito único após o levantamento das hipóteses.
Aplicação do Conhecimento em Situações Novas:
Confecção
de maquetes representando as causas e efeitos dos fenômenos naturais;
Apresentação
de seminários;
Confecção
de cartazes.
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