quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Minha alfabetização

Eu tinha seis anos quando entrei na escola ( 1ª série). Lembro me que fui alfabetizada na 2ª série.
A alfabetização era bem diferente, usavamos a cartilha “Caminho Suave”. A professora picava os jornais e mandava a gente tirar as letras do jornal e fazer uma cópia. Colocava frases, e eu fui alfabetizada assim. A professora também lia histórias. História diversas, história de "Chapeuzinho Vermelho". Ela lia e depois pedia para cada aluno se levantar, contar a história que ouviu, e ela perguntava: "Vocês são capazes de escrever alguma coisinha?" E a criança ficava fazendo desenhos, cortava desenhos com a história que ela contava, fazia aquele desenho todo cortado.
Caligrafia era uma das coisas principais que a gente tinha, antigamente. Escrevia naqueles cadernos de caligrafia que a gente comprava, hoje isso nem existe mais.
A professora ensinava  primeiro as vogais e depois as consoantes, depois, ensinava a caligrafia ( letra bastão e cursiva).Depois de aprendido o alfabeto a professora passou a ensinar as sílabas, palavras e pequenas frases.  
Depois que aprendemos a elaborar frases a professora pedia que desenhasse algo sobre a frase construída, ela falava que desenhasse o que quisesse.
A própria professora confeccionava o material de que precisava para trabalhar.
Minha alfabetização foi feita pelo método tradicional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário